segunda-feira, 11 de julho de 2011

As vantagens do YouTube

A cada dia que passa, uma nova tecnologia é inventada. Com a criação da internet e, principalmente, de sites como o YouTube, o qual permite que os usuários postem vídeos na web, a vida dos cantores e aspirantes a cantores ficou mais fácil. Qualquer um que tenha uma câmera digital ou uma webcam pode ficar famoso. Basta gravar-se, colocar o vídeo em algum site e contar com a sorte para que as pessoas vejam e gostem.

Esse site foi criado pelo designer Chad Hurley e pelos programadores Steve Chen e Jawed Karim em 2005. Os três se conheceram na empresa PayPal, onde trabalhavam. A idéia surgiu enquanto eles tentavam compartilhar vídeos pessoais: como eles não conseguiam enviar por e-mail, nem colocar na internet, decidiram criar um site no qual as pessoas pudessem enviar vídeos de uma maneira simples e rápida.

Além da facilidade e da agilidade, o YouTube também oferece a opção de criar uma conta, com a qual se pode comentar os vídeos postados no site, falar com outros usuários através de um e-mail interno e criar listas com os vídeos que lhe interessam.

Na página inicial do site ficam os vídeos mais acessados e os mais recentes, ou seja, os últimos postados. Dessa forma, os usuários que colocam os vídeos lá são beneficiados, pois, mesmo que por instantes, o vídeo fica em evidência. Também é possível mandar o vídeo para o e-mail dos amigos, até mesmo para os que não têm conta lá. Esse sistema ajudou pessoas como Justin Bieber, O Teatro Mágico e Luan Santana a mostrarem seus talentos e saírem do anonimato.

A cada dia que passa, uma nova estrela é descoberta no YouTube, e algumas nem tinham a pretensão de seguir essa carreira. A estudante de arquitetura e urbanismo Ana Júlia Oliveira, mais conhecida como Zúlia, é um exemplo disso. “Gravava músicas e as colocava em comunidades do Orkut pras pessoas escutarem, uma delas me sugeriu coloca-las no YouTube, e assim fiz... Não luto para me tornar cantora, acho uma carreira muito instável, mas se o Universo me reservar isso, aceitarei com o maior orgulho”, diz Zúlia, que começou a cantar aos três anos, mas só começou a publicar vídeos dela fazendo covers na internet com 17 anos.

Porém, o que é bom para uns é ruins para outros. É o que diz o repórter de música do portal R7, Fabian Chacur. “Tem muito vídeo sendo postado no YouTube sem a devida autorização dos artistas envolvidos neles. Por sua vez, a facilidade com que é possível colocar alguma coisa por lá ajuda a democratizar a divulgação de imagens que em muitos casos estavam sumidas. Ou, no caso específico de quem ainda não é conhecido, é uma bela forma, e de baixo custo, para a divulgação do que fazem.”

Último vídeo postado por Ana Júlia (Zúlia)


Nenhum comentário:

Postar um comentário