O Museu do Futebol tem como tema o esporte mais praticado aqui no Brasil. Dentro dele pode-se encontrar os melhores momentos dos jogos e os craques que fizeram história. Está localizado sob o estádio Paulo Machado de Carvalho, mais conhecido como Pacaembu, um prédio da década de 30, que hoje é tombado como patrimônio público.
O museu, que foi inaugurado no dia 26 de setembro de 2008, manteve a arquitetura original, para que os visitantes possam ver as estruturas do estádio, porém foram instalados elevadores e sanitários adaptados para que todos possam ter acesso ao espaço.
Apesar de estar em um prédio antigo, o museu é moderno. Nele são utilizados sons ambientes (como de um coração batendo), vídeos, fotografias e áudios de narrações de jogos importantes. Ao todo são quinze salas que abrigam, além das partes interativas, objetos.
Nele é possível ver partidas em 3D, jogar pimbolim e escolher quais as narrações de jogos ouvir. O museu é visitado por pessoas de todas as idades, como explica a educadora do museu, Tatiana Nakamoto “A faixa etária dos visitantes é variada, vai desde crianças de 4 anos até um senhor de 80 anos.”
Muitos começam a gostar de futebol através do museu, como a Maria Alice de 8 anos que foi pela primeira vez e ficou encantada pelo mundo do futebol “Eu gostava mais ou menos de futebol, mais agora estou amando. Achei o museu a super legal, principalmente a parte que tem o Pelé.”
Logo na estrada há uma sala, chamada de Grande Área, onde há reproduções ampliadas de diversos objetos que mostram a paixão do brasileiro pelo esporte. Segundo Tatiana “Logo que as pessoas chegam no museu elas se deparam com essa sala e tem uma reação de espanto ou de admiração.Essa sala é, realmente, grandiosa e tem muitas informações.”
Na sala Exaltação é possível sentir-se em meio a torcida, nas arquibancadas. Já a sala Origens trás toda a história do futebol. Também tem uma “sala” que na realidade é uma porta da onde é possível ver todo o estádio.
O museu é dirigido pelo Instituto da Arte do Futebol Brasileiro (IFB) em parceria com a Secretaria da Cultura de São Paulo. O horário de funcionamento é de terça a domingo, com entrada das 10 às 17 horas e permanência no museu até as 18. O ingresso custa 6 reais e de Quinta feira a entrada é gratuita.